Quais os principais pontos você deve observar para fazer uma boa gestão do seu condomínio?

Quais os principais pontos devem ser observados para se ter uma boa gestão do seu condomínio?

Assim como na gestão de qualquer projeto seja ele pessoal ou da sua empresa é sempre necessário que um estudo seja feito em cima da situação atual e muito planejamento.

Para ser síndico não é diferente. Já falamos outras vezes por aqui que o condomínio é uma empresa e assim como toda empresa ele precisa se manter e manter organizada a parte burocrática bem como conservar a saúde financeira. Se tratando do condomínio a coisa é um pouco mais complexa por se tratar da gestão de bens comuns e a aplicação do dinheiro dessas pessoas em prol das melhorias, que na sua grande parte não tem aprovação total.

Então, com a visão de minimizar ao máximo e encontrar um termo razoável de lidar com as mais diversas situações inerentes ao condomínio, separamos algumas dicas para tornar essa tarefa menos árdua.

Contrate uma boa administradora de condomínios

Uma boa administradora de condomínio pode resolver grande parte dos seus problemas. Ela vai poder lhe auxiliar fortemente administrando toda a parte burocrática, contábil, fiscal previdenciária, de RH e até mesmo na escolha dos melhores fornecedores. Nesse caso a MultServis é uma boa escolha e certamente vai te auxiliar como ela faz com as dezenas de condomínios que ela possui.

Informe-se

Para assumir a gestão de um condomínio estude, faça cursos, mesmo que os de curta duração, mas mantenha-se informado sobre os acontecimentos acerca dos assuntos condominiais. Na qualidade de síndico, somente com muita informação para tomar atitudes rápidas e seguras.

Monte um bom corpo de gestão

É de suma importância que o síndico tenha o suporte de pessoas dispostas a trabalhar em prol das melhorias do condomínio. Um corpo de gestão com pessoas interessadas e colaborativas pode ajudar e muito, inclusive a reforçar as ideias e implementações do síndico. Além de ajudar a perda de controle e autoridade.

Realize auditorias

Contrate uma empresa que faça a auditoria das contas do condomínio e tenha respaldo técnico. Isso pode evitar desavenças e facilitar a entrega das contas no final do ano ou do mandato.

Conte com um departamento jurídico

Tudo o que se resolve em um condomínio tem natureza jurídica. Assembleias, envio de notificações, cobranças, contratos e atas. Os problemas jurídicos envolvendo condomínios também podem ser graves, especialmente se a pessoa que está à frente da administração não entender muito bem dos processos e acabar cometendo um erro.
Um profissional especializado poderia estar a cargo de analisar contratos e fazer as notificações, por exemplo. Contar com uma assessoria jurídica, à parte da administradora, pode evitar grandes transtornos e prejuízos.

Promova a comunicação e a interação

É fundamental para a manutenção da confiança que todos os condôminos sejam informados das ações realizadas pelo síndico. Um informativo encaminhando por e-mail ou até mesmo um grupo de whatsapp pode ajudar a informar, o que faz com que menos boatos sejam gerados e os problemas sejam resolvidos de forma mais prática.

Faça uma boa e transparente gestão das contas e controle a inadimplência.

Em um bom gerenciamento de condomínios, é necessário que o síndico ou a administradora consigam controlar as contas e a inadimplência dos moradores. Então, é preciso um controle financeiro eficiente, para que o processo de gestão traga bons resultados para o condomínio.
Para atingir uma boa gestão de contas, a administradora deve ter um setor específico para isso. Porém, essa área precisa estar bem alinhada a toda a empresa para se atingir um bom desempenho. Todo esse trabalho deve ser realizado dentro da lei nas melhores condições possíveis sem promover exposição ou causar danos a quem quer que seja.

Promova a mediação de conflitos

Em uma boa gestão de condomínios, é extremamente importante saber lidar com conflitos, visto que eles são comuns de acontecer quando pessoas com opiniões diferentes e costumes diversos convivem em um mesmo lugar.
Tanto o síndico do prédio quanto a administradora devem saber mediar os conflitos que possam surgir para manter uma boa convivência no condomínio. Sendo assim, é necessário realizar reuniões ou conversas entre os moradores, para entender as opiniões diferentes. O mediador deve ser sempre ético, ouvindo todos os envolvidos da história e direcionando para uma decisão agradável para todos.

Utilize um software de administração condominial

Por fim, para se ter uma boa gestão, é necessário automatizar os processos e tarefas que são executadas. Para isso, você pode contar com a ajuda de um software para administradora de condomínios. Essas ferramentas auxiliam na gestão de tempo, que é um aspecto fundamental para aumentar a produtividade da administradora.

fonte: Group Software

Para ficar por dentro de mais conteúdos como este,curta nossa página no Facebook e segue nosso perfil no Instagram!

A Mult Servis é uma administradora de condomínios em Belo Horizonte que oferece um atendimento personalizado aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Agende uma consultoria agora mesmo, ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no Whatsapp clicando aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *