Contratado ou Terceirizado – Qual a melhor opção para o condomínio?

Qual a melhor opção para a escolha da mão de obra do condomínio?

Existem algumas formas de contratação de mão de obra para condomínios, mas basicamente podemos dizer que eles podem ser funcionários contratados ou terceirizados. Cada uma das escolhas traz suas vantagens. Por ser um assunto de suma importância, tamanha a responsabilidade destinada ao síndico, resolvemos pincelar cada caso pra ver qual se adequa na sua necessidade.

Contratação CLT

É de fato a forma mais cara para o condomínio. Além dos uniformes, os encargos sociais, a compra de Equipamento de Proteção Individual, ainda tem os encargos trabalhistas, que ajudam a dar corpo às despesas. Sem falar nos custos com férias, afastamentos não programados e outros motivos que podem fazer com que surja a necessidade de um outro profissional custeado pelo condomínio.

No ponto de vista positivo é que esse funcionário pode criar um vínculo com o empregador, baseado no ambiente de trabalho e no relacionamento direto com quem o emprega. Já o ponto negativo tem esse mesmo viés, mas em decorrência de uma relação que se desgaste com o tempo, e nesse caso a autoridade pode se tornar um problema. É importante lembrar que nesse caso até os próprios moradores podem se sentir chefes e abusar das autoridades, aumentando ainda mais esse desgaste. Pra todos efeitos apenas o síndico é o coordenador desses profissionais e em todos os casos respeito de ambas as partes é fundamental.

Terceirizado

Algumas vezes os funcionários não criam vínculos com os moradores de determinado condomínio, principalmente pelo tempo de contrato de trabalho. O que faz com que esses profissionais sejam substituídos sem grandes explicações, mesmo que seja por algum tipo de remanejamento da empresa. O que nos faz enxergar um grande ponto positivo no caso da não adequação desse profissional nesse ambiente. Outro ponto bastante positivo é na reposição desse profissional em caso da necessidade falta não programada. Se o funcionário precisa faltar por doença ou por algum outro motivo, a conservadora deve encaminhar um outro profissional para substituí-lo e não interromper a prestação de serviço.

A conservadora cuida de todos os processos pra seleção desse funcionário o que pouparia horas do síndico na busca desse profissional, como seleção de currículo, treinamento e orientações básicas sobre as rotinas operacionais do condomínio. E como cereja do bolo ela cuida também dos encargos sociais, das férias, abonos, 13º salário e no caso de ações judiciais, essas serão direcionadas à conservadora e não ao condomínio.

Terceirizando você síndico ou administrador, pode utilizar esse tempo poupado pra cuidar das outras diversas questões que abrangem a gestão condominial e maior liberdade pra cuidar das estratégicas do condomínio.

Se você precisa de um profissional terceirizado a MultServis pode te ajudar.

Quer ficar sabendo sobre as rotinas de obrigações dos síndicos? Converse com um profissional MultServis!

Para ficar por dentro de mais conteúdos como este,curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram!

A Mult Servis é uma administradora de condomínios em Belo Horizonte que oferece um atendimento personalizado aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Agende uma consultoria agora mesmo, ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no Whatsapp clicando aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *