Quais a funções de um síndico
O síndico é uma parte importante na administração de um condomínio. A sua atuação ajuda que tudo funcione bem e que os moradores tenham uma convivência harmoniosa.
Conheça as principais funções de um síndico:
- Gestão financeira: administra as finanças do condomínio. Isso inclui controlar os gastos e garantir que todas as contas sejam pagas em dia. Ele também cuida arrecadação das taxas de condomínio.
- Manutenção do condomínio: cuidar da manutenção das áreas comuns é uma das responsabilidades do síndico. Ele deve assegurar que o prédio esteja em bom estado, organizando eventuais reparos, pintura , limpeza e outros serviços necessários.
- Cumprimento das regras: fazer valer o regimento interno e aplicar penalidadese em caso de infrações, sempre de forma transparente e justa.
- Manter uma boa comunicação com os moradores: informar sobre as decisões tomadas, convocar as assembleias e estar disponível para ouvir sugestões e reclamações.
- Contratação de serviços: responsável por contratar e supervisionar os serviços prestados ao condomínio, como limpeza, segurança, jardinagem e manutenção de elevadores, assim como os profissionais para consertos quando necessário.
- Organização de assembleias: convocar e organizar as assembleias de condomínio, onde os moradores tomam decisões como aprovar o orçamento anual ou votar no próximo síndico.
- Prevenção de problemas: ser proativo e preventivo, identificando possíveis problemas, como desgastes no prédio ou disputas entre moradores.
O trabalho do síndico exige responsabilidade, afinal ele é o elo entre os moradores e administração do condomínio para que opere de forma eficiente.