Dívida de Taxa de Condomínio

A dúvida de hoje poderá ajudar a muitos leitores que moram em condomínio, uma vez que trata-se da inadimplência da taxa condominial.

Todos nós temos essa obrigação mensal, mas não estamos livres de passar pelo que Andrea Borges, de Santa Cruz, RJ está passando. Ela conta que ficou desempregada e atrasou o pagamento da taxa por três meses. Recentemente, recebeu um aviso de cobrança judicial, o que a deixou muito apreensiva e preocupada. Ela diz que tem interesse em renegociar essa dívida, mas não sabe como.

Andrea seu caso é o mesmo de muitos brasileiros. Ninguém está livre de passar por um aperto financeiro, mas como se diz no popular: os boletos continuam chegando.

As soluções buscadas pela mediação de conflitos para esses casos são muito positivas, eficazes além de trabalhar a compreensão da questão que os envolve, porque aquilo que ficar acordado na mesa de negociação será bom para ambas as partes.

RATEIO – A taxa de condomínio nada mais é do que as despesas comuns a todas as unidades. Ela engloba desde a iluminação de fachadas e corredores, o gasto com a água usada na limpeza do prédio e até despesas com empregados. Uma vez que não é paga por algum morador, esse custo acaba sendo rateado e pago pelos demais. Por isso as administrações recorrem à cobrança judicial, pois acaba ficando pesado. Mas, você já demonstrou interesse em quitar essa dívida e é um grande começo. Os casos recentes de mediação de conflitos entre morador inadimplente e o condomínio revelam o quanto esse método é vantajoso, uma vez que tudo o que for acertado na negociação é sigiloso. Além de ser um princípio da mediação, o sigilo é fundamental para que o assunto não fique circulando entre vizinhos.

O acerto no parcelamento dos valores – a partir da mediação – também costuma ser bem interessante para ambos, já que há o interesse da quitação, mas há também a clareza de que as novas taxas continuarão vencendo mês a mês.

As saídas amigáveis sempre geram menos aborrecimento e a mediação traz vantagens como promover a conversa e o entendimento. E, nestes casos de situações de condomínios, tem ainda outro benefício que é fortalecer as relações entre pessoas que vão continuar convivendo no dia-a-dia.

 

Para ficar por dentro de mais conteúdos como este,curta nossa página no Facebook e segue nosso perfil no Instagram!

A Mult Servis é uma administradora de condomínios em Belo Horizonte que oferece um atendimento personalizado aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Agende uma consultoria agora mesmo, ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no Whatsapp clicando aqui.