Dicas para iniciar o ano condominial com um bom planejamento.

Muitos se perguntam: E agora o que devo fazer no início de um novo ano, no meu condomínio?

O início do ano é para muitas pessoas o gatilho para o recomeço com novas ideias, novos hábitos e planejamentos. E na administração condominial não é diferente.

Algumas práticas devem permanecer durante o decorrer do ano, de forma regular, mas elas precisam começar. E que tal aproveitar a empolgação da chegada do ano novo e o anseio por mudanças e melhorias colocando os planos em prática? É claro que juntamente a isso tem as obrigações fiscais, financeiras e o planejamento para o novo ano. É bom colocar no papel todas as práticas que você irá adotar junto aos condôminos para que nada fique pra trás. E pra que essas ações melhorem de fato a administração do condomínio elas precisam ser regulares e constantemente renovadas por meio de campanhas e ações de comunicação junto aos moradores.

Algumas ideias que podem ajudar não só a saúde financeira do condomínio quanto ao próprio meio ambiente, são as que envolvem o uso da água do condomínio. Coisas simples como dar destino à água captada das chuvas ou a criação de campanhas de conscientização para o uso consciente da água, a própria limpeza da caixa d’água, a manutenção preventiva ou corretiva como no caso de busca de infiltrações, por exemplo. Importante lembrar que economias podem influenciar diretamente no bem-estar das pessoas que ali vivem, uma vez que podem ser convertidas em investimentos no lazer e conforto de todos.

Deixe a criatividade fluir junto com a necessidade e tente encaixar em seu planejamento. O condomínio é um bem que pode se valorizar ou desvalorizar de acordo a intervenção do seu gestor.

Fique de olho nas obrigações condominiais

É sempre importante frisar e reforçar que o planejamento deve ser o melhor amigo do administrador ou do síndico. Evite ser pego de surpresa. Alguns itens são de suma importância para que você se encontre meio à necessidade real do seu condomínio.

Faça uma lista com a tarefas e mãos a obra.

Sabemos que alguns pontos são essenciais, por isso se planeje.

* Prepare as contas do ano anterior para apresentá-las na prestação de contas.

* Marque uma Assembleia Geral Ordinária;

* Faça uma previsão orçamentária para o ano que se inicia;

* Cheque os contratos com os prestadores de serviço e escalone as férias dos funcionários;

* Realize trabalhos com foco nos inadimplentes;

* Prepare a DIRF 2019 E 2020. Em fevereiro ela deverá ser entregue.

* Faça campanhas em cima do regimento interno.

* Faça o agendamento das manutenções regulares.

O condomínio funciona como uma empresa, e assim como uma empresa tem despesas fixas, funcionários e impostos a serem pagos, principalmente no início do ano. Especialistas acreditam que o planejamento do ano subsequente da administração condominial deve ser feito no máximo até novembro do ano anterior. Mas se você como muitos, está com seu planejamento atrasado, tente começá-lo o quanto antes. Até mesmo para que tenha tempo de assemblear, definindo as ações que irão adequar o próximo exercício. O planejamento condominial evita desperdícios e gastos desnecessários e ainda evita desgastes com os condôminos.

Quer ficar sabendo sobre as rotinas de obrigações dos síndicos? Converse com um profissional MultServis!

Para ficar por dentro de mais conteúdos como este,curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram!

A Mult Servis é uma administradora de condomínios em Belo Horizonte que oferece um atendimento personalizado aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Agende uma consultoria agora mesmo, ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no Whatsapp clicando aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *